sábado, 13 de dezembro de 2008

Top 10 Ditados Góspeis

Baseando-se num tópico da nossa Comunidade no Orkut, trago aqui o Top 10 dos ditados góspeis mais ditos na Igreja.

Um ditado gospel acontece quando algumas frases são ditas como se estivesse na Bíblia, geralmente no meio da pregação, explanação da palavra durante uma oportunidade, ou ainda entre as conversas dos irmãos, porém ninguém nunca cita sua referência bíblica, porque a bendita passagem não está lá, claro!!! São apenas ditados populares que tomaram conotação religiosa.

10 - Dirigido por mim, guiado por Deus

Essa é uma das clássicas frases utilizadas também como adesivo no carro dos cristãos, como "Deus é Fiel" e outras
mais.

Imagina-se que possa vir de Isaías 48:17: "Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar."

09 - Disse-lhe Jesus: Pára a bola e tira a trave

Menção das parábolas ministradas por Jesus e da trave nos olhos, em Mateus 7





08
-
Ele abre a porta onde não tem porta.
Ele abre o
mar para o povo passar

A primeira frase é a frase de um pastor da igreja de uma amiga. Todos ficam maravilhados quando ele fala isso...

Na realidade, nada disso é versículo. É apenas a mistura da passagem em que um anjo do Senhor abriu as portas da prisão em Atos 5:19 com a passagem do Mar Vermelho em Êxodo 14:21.

Obs.: Na prisão havia portas, mas elas não eram para serem abertas pois sua função era trancar os presos.


07 - Jesus é bom e o Diabo não presta

Essa é uma boa verdade, porém a Bíblia não diz isso ao pé da letra! Ela não é curta e grossa! (risos)

Muito se sabe sobre a astúcia e peversidade do Diabo, e o sacrifício de Jesus na Cruz.

Então, pra bom entendedor...


06 - Quem tem promessa não morre, se morrer Jeová ressucita para cumprir a promessa.


Imagina-se que assim como Jesus rescuscitou para cumprir a promessa de que rescuscitaria em 03 dias (Mateus 16:21, dentre outras ref.), pode acontecer com aqueles que possuem uma promessa.






05 - Deus não é gente não.... é Deus mesmo


Provavelmente, baseado em "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa" (Números 23:19a)



04 - Ora que melhora

Essa é até antiga... Também já foi muito impressa em adesivos, toalhinhas e afins.

Provavelmente baseado em "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:16b) Logo, orando, a situação será alterada.






03 - O cair é do homem, mas o levantar é de Deus.

Essa é também uma clássica... Ainda mais quando sabe-se que aquele irmãozinho santo caiu em algum "pecadão." Costuma-se ser dito pelos menos moralistas.

Se o o homem cai em pecado (que é falha humana mesmo), ao se arrepender, Deus o perdoa e assim o levanta, porque Deus é fiel e justo para perdoar e nos purificar da injustiça. (1 João 1:9)

02 - A voz do povo, é a voz de Deus

Essa todo mundo fala! Quem nunca ouviu isso e tentou a muito custo se conformar com a voz do povo, geralmente maldosa?

Acreditem, vem da Mitologia grega!

As pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, e faziam uma pergunta ao ouvido do ídolo. Depois o crente cobria a cabeça com um manto e saía à rua. As primeiras palavras que ele ouvisse eram a resposta a sua dúvida. Assim, a voz do povo, a voz de Deus.

Então, CLARO que não foi a voz de Deus que disse - SOLTEM BARRABÁS!!! CRUCIFICA JESUS!!! (Lucas 23:18)


01 - Não cai uma folha da árvore sem que Deus permita


Essa é a clássica das clássicas, que emociona principalmente aquelas pessoas que se sentem deixadas pra escanteio por Deus - quem nunca pensou que Deus o esqueceu?

Pois é, muita gente bate o pé firme dizendo que isso está escrito em algum lugar, porém NUNCA sabe a referência correta. Engenhoso, não?

A verdade é que Deus está no controle de todas as coisas, ainda mais dos seus filhos. Logo, a frase é até uma verdade, mas está apenas implícito na Bíblia.
O mais próximo versículo da Bíblia a respeito fala sobre passarinhos:

“Não se vendem dois passarinhos por um centavo? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Mateus 10.29-31ab)



Como quem conta um conto aumenta um ponto, passagens da Bíblia parecem passar por um telefone sem fio do tempo e chegam nesses ditados populares que se tornam ditados góspeis, ou vice-versa.

Porém, tomemos mais cuidado, pois "não se pode aumentar nem tirar uma vírgula do que Deus diz na palavra", é pecado, hein? Tá na Bíblia!!!

Apocalipse 22
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro, que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

19 e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa que estão escritas neste livro.

Abraços na Paz e Graça!

8 comentários:

Nério Júnior disse...

Legal, micos culturais...

Abraço Luna! Saudads!

Miriã Soares disse...

E tem outra: De madrugada a fila eh menor... rsrs

Anônimo disse...

Nossa... gostei muito do seu blog, estou linkando seu site no meu blog...(tenha liberdade se quiser fazer o mesmo)

Fique na Paz...
Abç...

http://cavernadezion.wordpress.com

º°|_ℓunnαH_|°º disse...

Miriã, vc tem razão, essa da madrugada é outra ultra clássica!

Oie, Zion! Cacei o teu nome no teu blog e não achei... Não quer se identificar?

É um prazer ser linkada.

Vou te linkar também, parceiro =)

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Unknown disse...

Meu nome é Elaine. Bom, procurando sobre as "palavras de pregações de pessoas conhecidas nacionalmente, pregadores de nome", quis saber sobre ... não cai uma folha da árvore sem q DEUS permita. Confesso que, sempre qdo tem vento e vejo um folha caindo, logo me vem DEUS, com seus detalhes, enviando o tal vento ou o passaro enfim, algo q faça tal folha cair... olha isso ! Acho lindo o q fez, Luna, nos trazendo a verdade sobre tantas coisas ditas e nada provado. Opinião, cada um da a sua mas, distorcer frases, a Palavra de DEUS, realmente é gde Mico. Essa tb q, na madrugada a fila é menor, noooossss .. eu acreditava nisso ! Q vergonha! Qto ainda eu preciso aprender ! Qto ainda preciso ouvir do Espírito Santo de DEUS !
Obrigada. DEUS lhe abençõe!

Unknown disse...

em apocalipse está escrito ai do acresçer ou diminuir u til ou virgula nas palavras daquele livro é restrito ao livro que jesus mostrava a jõao.
ou seja do apocalipse

Leo disse...

tirar uma virgula ou colocar se trata apenas do livro de apocalipse pq a biblia é um conjunto de livros que foram postos juntos e não escritos de uma vez senão imagine quantos não estariam no inferno por pregarem ditados populares no pulpito